25 maio 2010

Qual é a nossa parte?


"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem."
 João 10:27

Sempre fiquei muito incomodada quando ouvia, e até mesmo dizia aos outros: "Deus faz a parte dele e nós temos que fazer a nossa".

Sinceramente, isso me parecia uma desculpa para que Deus não fizesse nada e eu fizesse tudo.
É verdade que temos uma parte a realizar, vemos isso na Bíblia. Mas algumas pessoas realmente usam essa verdade para fazerem tudo do seu jeito. Tomam a direção das ações, com a desculpa de que estão fazendo apenas a sua parte.

Mas isto está errado!

Fazer a nossa parte não significa tomarmos a direção das coisas em nossas mãos. Não somos nós que dizemos para Deus qual é a nossa parte e qual é a dele.
É exatamente o contrário!
Fazer a nossa parte consiste em descansar em Deus, entregar a ele toda a direção, confiar no seu poder e ação, e aguardar a sua orientação.

A nossa ação dever ser, sempre, em consequência de uma ação de Deus. Ele deve estar na direção.

"Uma das figuras mais usadas no Novo Testamento para descrever os filhos de Deus é a do servo; e o “escravo” é aquele que ouve a voz do seu senhor e age depois de ouvi-la. Portanto, quando Deus diz que irá “adiante” (Is 45) de nós devemos segui-lo; quando fala que abrirá uma “porta” (Ap 3.8) à nossa frente devemos entrar por ela; quando manda pegar a nossa “cama” (Jo 5.9) e andar devemos obedecer. Isso é o que podemos chamar de ação “dual”, isto é, Deus faz a sua parte e nós a nossa."
A nossa parte consiste em ouvir a voz do mestre e obedecê-la.

Nenhum comentário: